terça-feira, 31 de julho de 2012

Revista Kommandos Julho/2012

Boa noite pessoal,

Há poucos dias, postamos a Kommandos de abril de 2012. Hoje estamos postando a edição de julho de 2012 da Kommandos. Sugerimos, em especial, a leitura da matéria sobre como tirar o CR (Certificado de Registro) de seu marcador.


Link para a leitura: http://issuu.com/bolivarfilho/docs/kommandos_ano-ii-n10

Saudações.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tipos de gases de cilindros usados no paintball

Boa noite,

Hoje trazemos um vídeo de uma canal muito interessante do YouTube, o PaintballBrasil. O tema deste vídeo é sobre os tipos de gases e os cilindros utilizados nos marcadores de paintball. Em outras postagens iremos apresentar mais detalhes sobre esse assunto.


Dica de postagem de @JonathasLeal

Saudações.

domingo, 29 de julho de 2012

Revista Kommandos Abril/2012

A Revista Kommandos é a primeira revista nacional que visa difundir os esportes de ações táticas e estratégicas de maneira lúdica, como o paintball e o airsoft jogados de maneira a simularem missões militares e ações táticas policiais.


Revista Paintball Scene Junho/2012

Está no ar a edição de junho de 2012 da revista Paintball Scene. Esta é uma ótima revista do Reino Unido sobre o cenário do paintball europeu. Os artigos estão em inglês, mas nada muito fora do comum.


Segue link para leitura on line: http://paintballscene.co.uk/2012/june/#/1/

Saudações.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como fazer um ataque lateral forte


Durante um jogo de capturar a bandeira pode parecer um bom plano dividir sua força de ataque de forma uniforme e assaltar ambos os lados do campo. Embora esta estratégia funcionar algumas vezes, é mais eficaz concentrar suas forças em um lado do campo para que você possa avançar com força e rapidamente confrontar o inimigo.

Divida sua equipe



Divida a sua equipe em um 3-2-1 relação de jogadores, por isso, se você tem 12 jogadores, haverá grupos de 6, 4 e 2. O maior grupo é a sua força de ataque lateral forte, o grupo do meio irá defender a sua base, e seu grupo menor é o seu contingente do lado fraco.

Posicione sua equipe



Quando o jogo começa, os defensores devem se posicionar em uma linha direta de visão de sua bandeira, bem escondidos, mas próximos o suficiente para cobrir a bandeira. A força do lado fraco deve avançar em direção à base adversária do seu lado do campo, e depois esconder-se a aproximadamente 1/3 do caminho até o campo. A força lateral forte deve avançar rapidamente em direção a base inimiga no lado oposto do campo por cerca de 1/3 do comprimento do campo, e então eles devem avançar em um ritmo mais cauteloso, utilizando o “pulo do sapo”, se necessário.

Trabalho para cada grupo de Jogadores



Defensores
Os defensores devem ficar escondidos até que qualquer força de ataque fique a uma distância de tiro fácil. Eles não devem revelar sua posição a menos que tenham um tiro certo em qualquer atacante.

Lado fraco
A força do lado fraco existe principalmente para atuar como olhos para o resto da equipe. Eles devem ficar escondidos tão bem quanto possível e observar o que está acontecendo do seu lado do campo, e, provavelmente, no centro do campo. Idealmente, eles deverão ter um rádio e serão capazes de comunicar aos outros grupos onde está o inimigo. O lado fraco não deve enfrentar o inimigo, a menos que necessário. Se eles estiverem sob o fogo, devem tentar recuar para a base e ajudar os defensores.

Lado forte
A força do lado forte tem a responsabilidade de atacar agressivamente a base adversária e capturar a bandeira da equipa adversária. A força do lado forte deve ter um líder de esquadrão que deve ficar um pouco atrás dos outros jogadores e dirigir seus movimentos. A responsabilidade do líder é manter em contato (via rádio) com os defensores e da força do lado fraco. Se o lado forte perder metade de sua força deverá chamar reforços da defesa, e a força do lado fraco irá substituir os defensores.

Ataque à base oposta



Um ataque do lado forte frequentemente é bem sucedido devido ao maior poder de fogo que a unidade traz para o lado da base oposto. O segredo é jogar de forma agressiva e se mover rapidamente. Quando a base oposta estiver à vista, a força lateral forte deve se dividir em duas unidades: uma vai atacar a base de frente enquanto a outra vai tentar flanquear a base, sempre ficando do lado forte do campo. O ataque frontal deve envolver os defensores e permitir que os flanqueadores avancem para limpar a base.

Capture a bandeira



Não é necessário esvaziar a base oposta antes de capturar a bandeira. Se parte da defesa adversária for eliminada, a força de ataque pode disparar contra os defensores remanescentes repetidamente, mantendo-os presos escondidos, permitindo que outro jogador consiga capturar a bandeira.

Voltando para a base com a bandeira



Uma vez que a bandeira for capturada, toda a equipe deve correr de volta para sua base. O transportador da bandeira deve seguir atrás dos outros jogadores no caso de sua base ter sido tomada e defendida pela equipe adversária. Quando você está retornando com a bandeira, não há necessidade de ser furtivo, é hora de correr muito e carregar a bandeira para sua base. Lembre-se, uma vez que a bandeira tenha sido devolvida, o jogo termina, por isso não hesite em correr de volta para sua base, mesmo que você esteja sendo alvo de tiros.

FONTE: http://paintball.about.com/od/strategy/ss/strongside.htm

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Por que utilizar o “pulo do sapo” (leapfrog)?




O paintball é um jogo de movimento. Quase todos podem atirar um adversário que está em campo aberto, mas o truque é colocar-se na diagonal de seu adversário para que você tenha visão de tiro e seu oponente não. Pulo do sapo é um movimento de equipe básico, na qual dois ou mais jogadores se revezam para avançar, embora sempre um coberto pelo outro membro de sua equipe.

Decida qual a direção seguir



O “pulo do sapo” é uma manobra da equipe, por isso antes de começar, você deve decidir como uma equipe onde você está indo. Estabeleça um objetivo final e um esboço de onde você está indo. Se todo mundo está familiarizado com o campo, é vantajoso mencionar marcos específicos no terreno que você irá usar.

Estabeleça uma posição



Ao mover-se na direção do objetivo final, o primeiro jogador a se mover irá se dirigir a alguma forma de cobertura, como uma árvore, pedra ou bunker. Esse jogador vai colocar-se atrás de sua cobertura de tal forma que ele possa visualizar o campo à sua frente e pode ver um local para o próximo jogador se mover. Agora, como o "sapo", a sua responsabilidade é a de ficar de olho no campo e, em seguida, dirigir o próximo jogador para onde ir.

O “pulo”



Após o primeiro jogador ter estabelecido uma posição segura, ele vai sinalizar para onde o segundo jogador deve avançar. O segundo jogador, então, corre para a próxima posição e vai esconder-se o mais rapidamente possível. Muitas vezes, enquanto os jogadores estão pulando de posição será sob o fogo, a sua responsabilidade é a de assumir rapidamente a nova posição protegida, não para revidar os tiros. O primeiro jogador deve revidar aos disparos e tentar forçar o adversário a abaixar-se e parar de atirar. Uma vez que o jogador se estabeleceu por trás de sua cobertura, ele se torna o "sapo" e vai dirigir o primeiro jogador para onde saltar.

Repita o processo



Após o segundo jogador ter tomado posição, ele age como o sapo e dirige o primeiro jogador para onde ir. O processo é repetido até que o destino final seja alcançado ou até que o fogo inimigo obrigue uma parada ou uma retirada.

Coisas a ter em mente

Escolhendo as direções: Quando o sapo decidir qual direção enviar o seu companheiro de equipe, ele deve ter em mente três coisas: onde os jogadores adversários estão localizados, o que tipo de cobertura o saltador vai encontrar, e onde é o objetivo final. O ideal é que o sapo envie seu companheiro de equipe em uma direção onde ele estará aberto a oposição fogo durante o menor tempo possível, além de, estar indo o mais diretamente possível para o objetivo final.

Tamanho de Saltos: Fique perto, mas não muito perto. Um salto ideal vai colocar os jogadores entre 15 e 30 metros de distância, assim eles ainda podem se comunicar facilmente, mas não tão perto que eles serão derrubados juntos.

Recuar: Enquanto avança, é aconselhável saltar longe de uma situação ruim, o que normalmente não é possível. Se o jogador chega ao ponto onde não há a possibilidade de organizar com sucesso a sua posição, normalmente faz mais sentido a recuar ao mesmo tempo, mantendo pelo menos 10 metros entre os jogadores que se retiram. Tente saltar longe do fogo pesado porque provavelmente irá ficar encurralado, sem chance de fuga.


FONTE: http://paintball.about.com/od/strategy/ss/leapfrog.htm

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Shemagh


O shemagh (ou Keffiyeh) é o nome dado ao pano de algodão usado na cabeça pelos homens no Médio Oriente, tipicamente branco e preto pelos beduínos, branco e vermelho pelos habitantes da Jordânia (geralmente possui cordões de algodão) e da Arábia Saudita e branco imaculado pelos homens das cidades. O keffiyeh, frequentemente soletrado kaffiyah, keffiya, kaffiya ou ainda kufiya encontra-se associado ao movimento nacionalista palestiniano desde a Revolta Árabe e posteriormente devido à sua adoção pelo ex-líder palestiniano Yasser Arafat.





Shemagh tático é um termo inventado por russos que combateram no Afeganistão e depois voltaram para suas terras geladas, os soldados não abandonaram o uso dos lenços, mas o adaptaram, trocando o clássico e famoso formato quadrado por um retangular, substituíram o tecido por pesadas mantas de lã ou sintéticos quentes e resistentes. Além da óbvia camuflagem, na amarração de balaclava o lenço protege a respiração contra fumaça e até contra alguns gases como o lacrimogênio.




A unidade militar russa Spetsnaz realiza treinamentos na qual o lenço funciona inclusive como escudo no braço para combates de faca e garrote de estrangulamento. O shemagh russo entra muitas vezes no formato de bandana sob o capacete. O formato dupla face garante boa cobertura de camuflagem, com duas opções de estampas para atiradores de precisão. 



Com costuras reforçadas e cintamento, o shemagh aguenta muito peso, servindo como cadeira do mato, rede, e até como mochila. Dente outros usos, estão as clássicas tipoias de imobilização, mosquiteiro, abrigo, coberta, cobertura de camuflagem, diversos usos em chapéus, gorros, balaclavas e bandanas. O shemagh é item imprescindível em áreas desérticas ou no frio extremo, além do que, nas matas deixam o rosto livre de insetos e protegem a face contra galhos e outras ameaças que ficam na altura dos olhos.




Como utilizar o shemagh:



terça-feira, 24 de julho de 2012

Como funciona o cano APEX?

Muitos jogadores iniciantes ouvem falar dos canos e APEX e APEX² e não compreendem o que eles têm de tão especial. Os vídeos a seguir demonstram o funcionamento desses canos. Para os praticantes de Real Action (R.A., Milsim), fica a questão: esses canos podem ser usados em combates simulados? Bem, vejam os vídeos e pensem a respeito.




Saudações.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como as bolinhas de paintball são fabricadas?

Você já imaginou como as bolinhas de paintball são feitas? Este vídeo da Discovery Channel mostra pra você:


PS: Vídeo em português lusitano (mas dá pra entender bem...).

Saudações.

domingo, 22 de julho de 2012

Time Warp Paintball

Esse vídeo mostra como é o impacto de uma bolinha de tinta de paintball em very slow motion. Vale a pena conferir, apesar do vídeo em inglês. Esse vídeo é mais um motivo para reforçar: sempre usem máscaras dentro da área de jogo.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Padrões de Camuflagem


Segue abaixo uma matéria sobre padrões de camuflagem. É interessante pensar que cada região do planeta exige um padrão de camuflagem diferente.


Sinalização Tática de Mãos


Esses sinais de mãos tendem a ajudar a uma equipe a avançar silenciosamente, ou se comunicar sem que a outra equipe perceba. Muito úteis para CQB.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Técnicas de CQB


Muito bom vídeo elaborado pela equipe Galos de Briga, de Minas Gerais, sobre algumas técnicas de CQB (Close Quarters Battle). Pra quem não sabe, as técnicas de CQB são utilizadas para combate em ambientes fechados (construções, residências, escadarias, etc.). Curtam o vídeo:


domingo, 8 de julho de 2012

Lutador Anderson Silva no paintball



Neste video podemos ver que o Anderson Silva também é praticante de paintball. Pela entrevista o cara é um grande entusiasta do esporte. Ele tem todo o equipamento e gosta de jogar com pessoas que possuem um excelente nível de treinamento.