quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Instrução em CQB


É importante observar que os times táticos sempre devem atuar em pronta condição de combate. Assim, durante um assalto tático, necessariamente os marcadores devem sempre estar destravados e prontos para uso. Dessa forma, é importante atentar, já que se trata de equipe em alinhamento e proximidade, para uma regra básica em entradas táticas:


Dedo sempre fora do gatilho. Qualquer que seja o mecanismo de projeção (até marcadores) só ocorre o disparo se o jogador/atirador pressionar a tecla do gatilho. Evita-se assim desperdício de munição/bolas e aumenta-se a segurança, pois se trata de equipe alinhada, e reduz acidentes táticos, pois um disparo antecipado, ainda que não atinja seu companheiro, poderia alertar aos adversários acerca da presença do grupo oponente às proximidades.

TEAM STACK (TIME TÁTICO) 



1. A movimentação envolvida na condução do time tático é muito importante. Esse é o momento em que o grupo está mais vulnerável. Por isso, é necessário o completo silencio e segurança em torno do grupo.

2. O primeiro operativo do grupo deverá manter seu marcador em posição de alerta.

3. O segundo operativo do grupo, em silencio, se posiciona atrás do primeiro operativo até o ponto onde eles se encostam, mas não se empurram. O segundo operativo deverá manter seu marcador na posição apoiada no ombro, com sua mão de apoio (ou mão fraca) fica apoiada no ombro do primeiro operativo. Esse contato permanece até que seja dado o sinal de prontidão. O segundo operativo mantem seu olhar por cima do ombro do primeiro operativo para garantir que ninguém comprometa o grupo. O segredo do grupo é estar agrupado e utilizar o timming adequado para se mover pelo ponto de entrada como uma unidade única.

4. O terceiro, quarto operativo, etc., deverão se posicionar da mesma maneira que o segundo operativo.

Nota:
A. Se o primeiro operativo estiver na posição de tiro de mão direita, o resto do grupo deverá espelhar a posição dele e permanecer na mesma posição.

B. Em um time tático, o líder do grupo deve estar em uma posição para melhor controlar o grupo. O assistente do Líder do grupo deve estar na ultima posição da fileira.

SINAL DE PRONTIDÃO

No momento que o último operativo se agrupa ao time tático, ele passa adianta um firme aperto no ombro do operativo a frente dele. Quando o próximo operativo estiver pronto ele fará o mesmo, esse procedimento seguirá até que o primeiro operativo receba o aperto no ombro. Para que o operativo atrás dele saiba que ele está pronto, ele movimentara a cabeça para cima e para baixo. Esse movimento será repetido para trás até que o líder do time o receba. Assim que ele o recebe, o time tático está pronto para fazer a entrada tática.

Nota: Assim que um operativo passa o sinal de prontidão, ele retoma o controle de seu marcador primário.


CONTAGEM DO LÍDER DO TIME



Após a prontidão do time tático estar confirmada, o líder do time iniciará a ação do time tático com uma contagem regressiva. Os operadores terão, cada um, sua função específica durante a contagem baseado em suas posições. Essas funções irão se alterar dependendo se uma granada de tinta será usada ou não na entrada. O líder do time pode interromper a qualquer momento a contagem se existir qualquer problema com a granada ou arrombamento (quando utilizados).
A contagem é feita como abaixo:

"Cinco":

"Quatro":

"três": Ativação da granada (quando utilizada)

"Dois": Porta é arrombada (quando utilizada)

"Um": O time não deve ouvir isso

“Execute, Execute, Execute”: O time tático executa a entrada tatica.

ENTRANDO EM UM AMBIENTE CONFINADO



Ao entrar em um ambiente confinado existem 5 passos que devem ser seguidos em ordem para dominar com sucesso esse ambiente. São eles:

1. Limpar a entrada. Isso é feito por uma checagem visual, procurando por obstáculos ou armadilhas. Quando a entrada tática for iniciada o operativo precisa ultrapassar a entrada do ambiente.

2. Limpar a área imediatamente posterior à entrada. Isso é feito ao entrar no ambiente, se um ocupante, ou perigo ou obstáculo está no caminho de sua posição dominante, este precisa ser removido.

3. Limpar os cantos. Assim que entrar no ambiente, sua prioridade, com um ou dois homens, deverá ser limpar os cantos da sala.



4. Faça a varredura do seu perímetro de tiro. Enquanto procura estabelecer uma boa posição dominante, você deve varrer seu perímetro de tiro a partir de 2 metros do operativo mais avançado no ambiente.



5. Estabelecer uma posição dominante. Qualquer posição dominante deve estar fora do túnel fatal (entrada do ambiente confinado) e pelo menos a 60 cm da parede.



Nota: O Túnel Fatal de Tiro é um cone imaginário que começa no centro da entrada do ambiente confinado e se estende de 60 cm a 1m para os dois lados da entrada. Esse é o ponto em que um ocupante atiraria se uma entrada fosse feita no ambiente. Isso é ainda mais provável se a sala estiver escura e a entrada iluminada pela lanterna tática do operativo.

FONTE: http://www.hawkspaintball.com.br/links/curiosidades18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário