Em uma floresta a distância efetiva de visão não é maior do que 40 a 50 metros dependendo dos movimentos do inimigo. Se o inimigo prepara uma emboscada é provável que a sua movimentação não seja vista ao todo. Por isso vamos examinar algumas situações.
Avançando em grupos de 10 a 30 pessoas
1. Divida-se em grupos de 7-9 pessoas. A distancia entre grupos na floresta mais aberta deve ser entre 30 e 40 metros e na floresta mais cerrada entre 10 e 20 metros dependendo da necessidade de manter contato visual entre os grupos.
2. Antes de enviar uma equipe para um lugar que esteja ao dobro da distancia da linha de visão deve se enviar um grupo de scouts para fazer o reconhecimento e detectar emboscadas inimigas. O grupo de scouts deve ser composto por 2 a 3 elementos movimentando-se em linha mantendo contato visual entre eles. Preferencialmente deverão manter comunicação via rádio entre eles e com o grupo principal.
3. Se os scouts encontrarem o inimigo, deverão parar imediatamente, esconder-se e comunicar ao grupo principal o achado (isso caso não sejam detectados por espiões inimigos). Os scouts não devem atacar salvo o seu número seja equivalente ao dobro do número de inimigos. Se os scouts não forem detectados e o inimigo estiver em emboscada ou num posto protegido chamar um grupo da coluna principal de 7-9 pessoas dividi-lo em dois e movê-los até cercarem o inimigo. Feito isso atacar os flancos e a retaguarda do inimigo enquanto os scouts atacam a frente a partir dos seus esconderijos.
4. Se os scouts forem detectados pelo inimigo que se encontram em emboscada, imediatamente encontre um local seguro para atirar e agir como na situação anterior.
5. Se os scouts forem ou não encontrados e o inimigo for de 6 a 8 indivíduos imediatamente chame dois grupos da coluna principal pois precisa sempre ter o dobro de efetivos que o inimigo tem.
Uma das melhores e mais simples tácticas de combate na floresta chama-se cauda dupla. A maioria do grupo move-se em duas colunas separadas entre si como no jogo de damas. O lado direito da coluna vigia o lado direito do caminho e o lado esquerdo vigia a sua esquerda. Em caso de combate, o movimento começa no final da coluna. O final da coluna espalha-se e avança em direção ao local de conflito formando um anel em torno do inimigo. Para esse tipo de ataque é preciso o maior número de rádios possíveis.
Avançando em grupos de 4 a 10 pessoas
É melhor movimentar-se em duas linhas distribuídas como em um jogo de damas. A linha da frente deve movimentar-se procurando posições protegidas (árvores, arbustos, etc.), após a linha da frente ter assumido as posições protegidas, a linha da retaguarda deve movimentar-se rapidamente de 10 a 20 metros à frente da linha que assumiu a posição protegida. Ela deve então assumir posições protegidas e esperar que a linha que ficou na retaguarda avance de 10 a 20 metros a sua frente e assuma posição defensiva. Isso faz-se sucessivamente enquanto se avança trocando uma linha por outra.
Se entrar em contato com o inimigo, uma avaliação realística do número do inimigo e necessária para avaliar a possibilidade de ataque ou a necessidade de retirada. A retirada ou ataque faz-se da mesma maneira anteriormente descrita da troca de linhas. As linhas não devem ficar muito separadas pois se ficarem podem perder inimigos escondidos.
Cada soldado deve ter o seu próprio setor de tiro. O setor de tiro de um indivíduo não deve ultrapassar os 90º.
Avançando em grupos de 4 pessoas
Quando avançando e um grupo de 4 pessoas, é melhor dividir o grupo em binômios. O movimento pode ser em linha ou lado a lado. O contato visual com seu parceiro e com ao menos um membro do outro binômio deve ser mantido a todo o momento. Ao mover-se deve fazer paradas de 2 ou 3 minutos para observar e ouvir o ambiente em busca de inimigos. Esse tipo de grupo é menos detectável podendo ser usado para scouting e ataques com retiradas rápidas a um inimigo de maior número. Deve evitar um inimigo emboscado ou o mesmo tipo de grupos do inimigo para não alertar as forças inimigas quanto a sua aproximação.
Táticas de defesa
As táticas de defesa é um tema vasto demais por isso aqui seguem os passos básicos e a táticas mais simples.
Ações necessárias na preparação de posições defensivas:
1. Escolha de uma posição dominante para observação e disparo;
2. Camuflar uma posição para observação e disparo;
3. Disponibilidade de caminhos de fuga;
4. Uma posição conveniente para contra atacar;
5. Distribuição de setores para observação e fogo;
6. Comunicação eficaz entre as posições e o centro de comando.
Passos necessários na defesa de uma posição
1. Se encontrar o inimigo, comunicar imediatamente sua posição, número, disposição e direção em que se movimenta;
2. Se os postos de defesa mais avançados estiverem mal camuflados, deve-se retirar para a linha principal de defesa se estiver bem camuflada esperar o inimigo entrar em contato com a linha principal e atacar sua retaguarda;
3. A linha principal de defesa deve permitir que o inimigo se aproxime até a distancia de tiro efetiva e só então deverá atirar. O disparo deve ser feito simultaneamente de todas as posições, cada uma dentro do seu setor de fogo;
4. Enquanto recarrega seu marcador, deve avisar os seus parceiros do fato e pedir para cobrirem seu setor enquanto recarrega;
5. O contra ataque deve ser feito simultaneamente ao sinal. As forças de contra ataque devem estar sincronizadas mantendo a defesa a cobrir o ataque;
6. Se a linha de defesa for quebrada em alguma parte, deve-se enviar reforços para essa quebra. Na impossibilidade de enviar reforços deve-se retirar;
7. Quando cercado deve reunir todas as suas forças e atacar um único ponto tentando efetuar uma fuga.
FONTE: http://alienleagueairsoft.forum-livre.com/t103-taticas-de-combate-na-floresta
Nenhum comentário:
Postar um comentário